Por que alegria e psicossomática?

A psicossomática pode ser definida como a busca de integração entre corpo, mente e espírito. É uma longa aspiração da humanidade. A alegria é um estado de espírito que permite e integra os vários domínios do self. Por isso, creio que ao alcançarmos uma integração psicossomática, temos como resultado o usufruto alegre da vida, em seus aspectos pequenos, diários, ou grandes. A saúde física é outra consequência desta integração. O blog vai estar aberto a notícias, sugestões e informações sobre todos estes temas. Participe, pergunte, traga suas experiências e problemas. Seja bem-vindo.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Qual a importância e participação do pai na família e sociedade?

O poeta Rainer Maria Rilke nasceu depois da morte de uma irmã,ainda bebê, um ano antes. Sua mãe lhe deu o nome de René (ambíguo sexualmente), que só foi mudado depois que ele conheceu Lou Andreas-Salomé. No livro de suas obras seletas traduzido por Stephen Mitchell, descobrimos que foi criado como menina, vestido com roupas femininas e era chamado de "Miss" pela mãe. Nunca teve a presença do pai em sua vida. É dele este poema. "Retrato de meu pai como um homem jovem": Nos olhos, sonho. Em volta dos lábios, grande frescor - sedutor - e nenhum sorriso. Sob camadas de fitas do esgio uniforme de oficial do Imperador: a bainha do sabre. Mãos cruzadas sobre ela, paradas, calmas e quase invisíveis agora, como se fossem as primeiras a ganhar distância e se dissolverem. E tudo tão fechado em si mesmo, tão nebuloso, que não posso entender sua figura emquanto se dissolve no cenário -
Onde anda o pai na cultura, nas famílias? Onde anda o pai biológico do assassino do Rio? Os meninos que mais tarde se transformam em assassinos, segundo Winnicott, foram quase todos, quando bebês, como nós, indefesos e frágeis. O pai deve existir não só para conceber, mas para educar, criar limites amorosos, mas firmes. Proteger mulher e filhos. É isso o que estamos vendo hoje?

3 comentários:

  1. Oi Sérgio, esse texto é lindo, mais poesia que texto. Acho que também devemos nos perguntar: por onde andam as mães que não incluem os pais na relação entre ela e seu filho?

    ResponderExcluir
  2. Rilke,que interessante o inicio da sua historia... ele, tão influente na litereatura não só germanica...O q vc qyiz dizer na 4ªlinha do2º§? criar limites amorosos?
    Achei seu texto otimo, principalmente a indagação de onde andam os pais.Mas e as mães? será q elas estão realmente presentes? ou seria uma presença mais "de fachada"?
    Onde está o amor verdadeiro, aquele q podemos ver sentir e acreditar, q nos trz alegria e paz, e contagia toda a familia?
    onde estão as familias?
    onde setá escondida nossa sociedade, aquela de pessoas, e, ñ de infelizes, assutados, frageis, doentes, fracos de tudo, de amor, carinho, alegria, coragem, sabedoria e de tudo q é belo?
    Acredito q Só o amor poderá unir suficientemente homens e mulheres, e assim as crianças q vierem serão mais bem cuidadas(seriam mais desejadas) e os pais se protegerão um ao outro.
    Accho q Os pais estão procurando ser amados e estão á deriva pois ñ sabem exatamente o q desejam...E as mães? as q conheço, na maioria,querem dar td p/ os filhos(materialmente) s/ se preocupar tanto c/
    sua formação.
    Enfim amigo, onde estão todos? Cada vez precisamos mais SER e do q TER
    Abraços carinhosos,Claudia

    ResponderExcluir
  3. Bem, a Claudia deixou um comentário ótimo sobre a presença do pai. O pai de Rilke, o grande e angustiado poeta, estava lá,presente fisicamente, mas não emocionalmente. O menino ficou à mercê de uma mãe com graves problemas psicológicos, pois ele foi concebido para ocupar o lugar da filha que havia morrido antes. Em um casal saudável, em primeiro lugar e acima de tudo deve existir um relação de amor e de cumplicidade. Um filho vai ser concebido dentro de uma relação de amor,como um desejo compartilhado e como responsabilidade a ser dividida.Será que nós, enquanto filhos, fomos concebidos nesse cenário? Pergunta para o próximo ensaio. Quantoa filhos são concebidos dentro de uma relação de amor?

    ResponderExcluir